Notícias

Home > Notícias > História Medieval > Cientistas criam sistema para transcrever documentos e livros da Idade Média

01 nov 2018

Cientistas criam sistema para transcrever documentos e livros da Idade Média

Imprimir em PDF | História Medieval Por: Jason Jr. Comentários

A nova tecnologia desenvolvida por cientistas europeus utiliza um método simples e eficaz para digitalizar e transcrever manuscritos do medievo, devido a inteligência artificial.

Com uma imensa quantidade de documentos, o Arquivo do Estado de Tirol, em Innsbruck, na Áustria, colabora muito com o projeto READ.

“Com uma escrita difícil, penso que a nova técnica não funcionará. Mas, quando se trata de uma bela caligrafia, como esta, o novo sistema tem várias vantagens e é uma grande ajuda” – Christoph Haidacher (diretor da instituição austríaca)

O projeto baseia-se em uma tenda pequena e um aplicativo para smartphones, que fotografa um documento em Alta Resolução.

“É uma combinação de tecnologia básica com alta tecnologia. Esta tenda é um acessório relativamente simples. Mas funciona com uma aplicação para smartphone que incorpora alta tecnologia e que está ligada à plataforma Transkribus. A aplicação descarrega a imagem no servidor e o servidor realiza o reconhecimento do texto manuscrito” – Guenter Muehllberger (coordenador do projeto READ)

O aplicativo Transkribus facilita tarefas que anteriormente demandariam alguns anos de trabalho.

O servidor da Universidade de Innsbruck usa programação de aprendizagem automática. O pesquisador deve transcrever uma parte do texto e a partir desta etapa o sistema passa a compreender e identificar os caracteres e continua a tarefa de transcrição automaticamente. Ultrapassando 95% de precisão. Sendo capaz de transcrever documentos de qualquer idioma.

“Forneço ao computador uma imagem e uma parte do texto correspondente. Com base nesses elementos o computador aprende o tipo de escrita e os caracteres similares” – Guenter Muehlberger

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024