Notícias

Home > Notícias > Antropologia > Descobertas recentes indicam a verdadeira data da destruição de Pompeia

01 nov

Descobertas recentes indicam a verdadeira data da destruição de Pompeia

Antropologia Por: Jason Jr. Comentários

Em uma casa localizada em Pompeia, na área arqueológica Regio V, foi descoberto um grafite feito há cerca de dois mil anos, levando questionamentos aos historiadores e arqueólogos.

O texto encontrado no muro da casa coloca em dúvida a data oficial da erupção do Monte Vesúvio, que destruiu as cidades em seu entorno no ano de 79.

“Como foi feito em carvão frágil, que não poderia durar muito tempo, é provável que seja datado de outubro de 79, e mais precisamente a uma semana antes da grande catástrofe”

Durante muito tempo, historiadores acreditavam que a catástrofe ocorreu no dia 24 de agosto, mas esta descoberta sugere que o mês correto seria outubro.

O dia 24 de agosto foi considerado como a data da tragédia, devido aos escritos de Plínio, o Jovem, em uma correspondência ao senador Tácito, onde teria dito:

“No dia 24 de agosto, cerca de uma da tarde, minha mãe desejou que ele observasse uma nuvem”.”

Porém a data e a tradução desta carta sempre foram contestadas por pesquisadores. Pois foram encontradas frutas outonais frescas em meio as ruinas da cidade e além disso algumas vítimas usavam vestimentas mais grossas. Levando os arqueólogos e historiadores a acreditarem que a erupção devastadora não ocorreu no verão (que acontece em agosto naquela região).

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2019