Notícias

Home > Notícias > História do Brasil > Tribunal do Rio devolve cartas de Olga e Prestes para a filha do casal

20 mar

Tribunal do Rio devolve cartas de Olga e Prestes para a filha do casal

História do Brasil Por: Jason Jr. Comentários

Um conjunto de 319 cartas de Luís Carlos Prestes e sua esposa Olga Benário iria a leilão em novembro deste ano, mas por uma decisão do Juiz Tabelar Fernando Rocha Lovisi, do 8° Juizado Especial Civel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no dia 12 de março, ficou difinido que as cartas devem ser entregues à posse da filha do casal, Anita Leocádia Prestes, hoje com 82 anos de idade, que é Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e professora (aposentada) de História do Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O jornal O Globo divulgou uma materia sobre o leilão das cartas, assim o conhecimento sobre o assunto chegou até a professora Anita Prestes que moveu uma ação judicial para impedir que o lote de correspondencias fosse a leilão. Ainda é desconhecido como as cartas foram para no lixo em Copacabana.

Foi uma vitória da Justiça - Anita Leocádia Prestes 

O lance minímo previsto, para este lote em leilão, era de 320 mil reais. Mas ainda cabe recurso para a responsável pelo pregão, Soraia Cals, que vai recorrer da decisão.

Não obstante a inegável carga histórica, entendo que o conteúdo das cartas dizem respeito somente à parte autora, única filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, que as trará a público se assim lhe aprouver - Juiz Fernando Rocha Lovisi

Para o Juiz responsável, as cartasa são pessoais, e devem retornar para a unica herdeira do casal, que é a mais interessada em preservar os documentos históricos. Assim como para o Advogado João Tancredo, que defende a não comercialização destes documentos, devido a sua importancia histórica e o valor pessoal que tem para sua cliente.

A mercantilização das cartas via leilão era um descalabro. A decisão faz jus à importância histórica de seus autores e dos documentos, extraviados em um período de grave violação dos princípios democráticos. Agora Anita terá seu merecido contato pessoal com as cartas e, em seguida, as disponibilizará para consulta pública através do acervo digital do APERJ e da Universidade Federal de São Carlos - Advogado de Anita Leocádia Prestes, João Tancredo.

Mas vale lembrar que dentre as 319 cartas, temos diversos documentos endereçados somente a Prestes, vindos de diversos contatos, não sendo só a primeira esposa a sua unica correspondente. Por isso os outros filhos do ativista comunista devem entrar na ação contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pois eles entendem que também tem direitos sobre os documentos. Luís Carlos Prestes teve mais 9 filhos no segundo casamento, com Maria Prestes.

 

Fonte:

https://oglobo.globo.com/brasil/tj-do-rio-decide-devolver-cartas-de-olga-benario-prestes-para-filha-do-casal-23522717?fbclid=IwAR0m72ZVz2FhvkN5rUiQXguNdz8TVRH15KxzhpWc7te93cd4mz0vX_Q_NdU

Foto: 

Jose Casado/ Agência O Globo

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2019