O Vestibular UERJ 2026 se aproxima, e com ele, a oportunidade para milhares de estudantes buscarem uma vaga na renomada Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), uma das mais prestigiadas do Brasil. A universidade oferece uma formação acadêmica de excelência e, por isso, o processo seletivo é altamente competitivo.
Neste artigo, você encontrará um guia completo sobre o vestibular, abordando desde o cronograma de inscrição até as habilidades e competências exigidas na prova de Ciências Humanas, com um foco específico nos conteúdos que devem ser estudados e revisados. Se você está se preparando para o Vestibular UERJ 2026, continue lendo para garantir que não deixe nenhum detalhe de lado.
Índice
ToggleCronograma de Inscrição e Execução dos Exames de Qualificação
O Vestibular UERJ 2026 será dividido em duas fases principais: o Exame de Qualificação e a Prova Discursiva. As datas para inscrição, execução das provas e divulgação dos resultados são sempre aguardadas com grande expectativa pelos candidatos. Para garantir a participação no vestibular, é essencial que os estudantes acompanhem atentamente o cronograma oficial divulgado pela universidade.
1. Inscrições para o Exame de Qualificação
As inscrições para o Exame de Qualificação começam dia 15/04 e vão até dia 06/05 com inscrições online. Durante a inscrição, o candidato deve preencher um formulário com dados pessoais, escolher a opção de curso e, em algumas situações, optar pela modalidade de cotas (se aplicável).
Fique atento também ao período de pedido de isenção de taxa de inscrição para o Vestibular UERJ 2026. Vai do dia 13 ao dia 17 de março. Temos uma notícia sobre o processo de isenção de taxa aqui no nosso site, veja aqui.
2. Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação, que ocorre anualmente, é a primeira fase do processo seletivo da UERJ. Em 2025, espera-se que essa etapa seja realizada entre os meses de junho e julho. O Exame de Qualificação consiste em provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre diversos conteúdos, além de incluir uma prova de Redação.
As provas de múltipla escolha cobrem as áreas de:
- Linguagens e Códigos
- Ciências Humanas
- Ciências da Natureza
- Matemática
A Redação exige que o candidato elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto, com base em um conjunto de informações fornecidas na própria prova.
3. Resultado do Exame de Qualificação e Convocação para a Prova Discursiva
Após a realização do Exame de Qualificação, os resultados são geralmente divulgados entre julho e agosto de 2025. Os candidatos aprovados nesta fase são convocados para a Prova Discursiva, que é a segunda e última fase do vestibular, geralmente realizada entre outubro e novembro.
Lembrando que o calendário e o Edital de Convocação para os Exames de Qualificação ainda não foram divulgados pela UERJ. Fiquem atentos nas nossas redes sociais, pois iremos atualizar quando tivermos mais informações sobre o Vestibular UERJ 2026.

Habilidades e Competências Exigidas nas Provas de Qualificação
O Vestibular UERJ 2026 busca avaliar não apenas o domínio de conteúdos teóricos, mas também as habilidades cognitivas e competências analíticas do candidato. Essas habilidades e competências são fundamentais para que o estudante consiga lidar com as diferentes questões propostas, que exigem não só o conhecimento, mas também a capacidade de aplicar, interpretar e analisar esse conhecimento de maneira crítica e criativa.
Abaixo, vamos detalhar algumas das habilidades essenciais exigidas nas provas do vestibular, com foco naqueles que podem ser requeridos nas áreas de Ciências Humanas, mas aplicáveis a todas as áreas do conhecimento.
1. Observar
A habilidade de observar refere-se ao processo de identificar, indicar e reconhecer informações, elementos ou dados. No contexto do Vestibular UERJ, essa competência é essencial para que o candidato consiga perceber detalhes importantes em textos, gráficos, mapas, imagens e até em questões mais conceituais.
Exemplos de habilidades de observação:
- Identificar: Reconhecer informações dentro de textos ou gráficos. Por exemplo, identificar eventos históricos em uma linha do tempo ou reconhecer o ponto de vista de um autor em um texto filosófico.
- Indicar: Apontar, de forma objetiva, determinado aspecto de um fenômeno ou ideia. Em uma questão de História, por exemplo, pode ser solicitado ao candidato que indique o fator que gerou uma revolução.
- Reconhecer: Ser capaz de perceber padrões, semelhanças ou características de elementos em diversas fontes. Em Ciências Humanas, pode envolver reconhecer a relação entre diferentes períodos históricos ou compreender a representação de dados geográficos.
- Nomear: Atribuir uma identidade a algo que foi observado. Isso pode incluir nomear uma teoria sociológica ou filosófica, ou reconhecer e identificar a localização de determinado fenômeno geográfico.
- Apontar: Localizar um elemento, explicando sua importância dentro de um contexto. Exemplo: apontar os aspectos sociais de uma imagem relacionada à urbanização em uma questão de Geografia.
2. Interpretar
A interpretação exige que o candidato vá além da simples observação, utilizando-se de diversas ferramentas cognitivas para calcular, classificar, explicar e compor informações e fenômenos. Essa habilidade é fundamental para a resolução das questões do vestibular, pois o estudante deve ser capaz de não apenas perceber informações, mas também entender e construir relações a partir delas.
Exemplos de habilidades de interpretação:
- Calcular: Em áreas como Geografia e Ciências da Natureza, é comum que as questões exijam cálculos baseados em fórmulas e processos estabelecidos, como determinar a densidade demográfica de uma região ou calcular distâncias geográficas.
- Descrever: Utilizar diferentes formas de representação para descrever um fenômeno. Na prova de Ciências Humanas, isso pode envolver descrever eventos históricos com base em fontes documentais ou descrever processos de urbanização ou industrialização em diferentes contextos históricos.
- Discriminar: Estabelecer diferenças entre aspectos ou características de elementos em situações semelhantes. Por exemplo, discriminar entre os diferentes tipos de regime político em História, ou discriminar entre diferentes manifestações culturais em Sociologia.
- Compor ou Decompor: Esta habilidade exige que o candidato seja capaz de decompor um fenômeno complexo em partes ou elementos mais simples, ou então, compor uma análise a partir de partes menores. Na prova de Filosofia, pode ser necessário decompor um argumento lógico em seus elementos principais para entender sua estrutura.
- Explicar: Explicar uma ideia, conceito ou fenômeno de maneira clara. Exemplo: Explicar os efeitos sociais e políticos de um acontecimento histórico, como a Revolução Francesa, ou explicar a contribuição de um filósofo para a formação de teorias políticas.
- Exemplificar: Demonstrar um conceito ou ideia utilizando exemplos. Por exemplo, exemplificar como a globalização afeta as economias locais ou exemplificar uma teoria filosófica com base em um contexto histórico.
- Classificar e Ordenar: Organizar informações com base em critérios pré-estabelecidos. Em Ciências Humanas, isso pode envolver a classificação de períodos históricos, ou ordenar eventos históricos de acordo com sua cronologia ou relevância.
3. Analisar
A análise envolve a habilidade de transferir conhecimentos prévios para novas situações e levantar hipóteses com base em dados existentes. Este é um estágio mais avançado de processamento cognitivo, exigindo que o candidato não apenas entenda os conceitos, mas também seja capaz de aplicá-los em contextos diversos e interconectados.
Exemplos de habilidades de análise:
- Transferir conhecimentos: Esta habilidade envolve aplicar conhecimentos adquiridos em uma situação ou contexto para uma nova situação. Por exemplo, transferir o entendimento sobre um movimento social do Brasil Imperial para analisar movimentos sociais contemporâneos no país.
- Levantar hipóteses: O candidato deve ser capaz de formular possíveis explicações ou soluções para situações novas, com base em dados ou conhecimentos anteriores. Em uma questão de Geografia, isso pode envolver levantar hipóteses sobre os impactos ambientais de um determinado modelo de desenvolvimento econômico.
- Estabelecer relações novas: Ao fazer uma análise, o candidato pode ser desafiado a perceber novas conexões entre fenômenos, informações ou teorias. Por exemplo, ao analisar um texto sociológico sobre as relações de classe, o estudante deve estabelecer a relação entre a teoria e as condições sociais da atualidade.
4. Avaliar
Avaliar é uma competência essencial para o vestibular, pois envolve a capacidade de julgar e criticar informações, argumentos ou fenômenos de acordo com critérios específicos. O candidato deve ser capaz de analisar aspectos internos ou externos de um conteúdo e fazer uma avaliação crítica de sua relevância, coerência ou precisão.
Exemplos de habilidades de avaliação:
- Criticar: O estudante deve ser capaz de realizar uma análise crítica de um texto, teoria ou evento histórico. Por exemplo, ao avaliar uma teoria sociológica, o candidato deve considerar seus pontos fortes, suas limitações e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos sociais.
- Julgar: Julgar implica formar uma opinião com base em um conjunto de critérios. Em Ciências Humanas, isso pode significar julgar as implicações de uma ação política ou social, como a análise de uma decisão tomada durante a Ditadura Militar no Brasil, avaliando seus efeitos a longo prazo.
- Com base em critérios internos ou externos: A avaliação deve ser fundamentada em parâmetros, seja a partir de uma análise interna do próprio fenômeno (como a análise de uma obra literária ou filosófica), ou a partir de critérios externos, como as condições sociais e políticas do momento histórico analisado.
O Vestibular UERJ 2026 exigirá que os candidatos possuam uma combinação de habilidades cognitivas que envolvem não só o domínio de conteúdos, mas a capacidade de observar, interpretar, analisar e avaliar o conhecimento adquirido. Essas competências são fundamentais para lidar com questões que exigem mais do que simples memorização, pois envolvem a aplicação de conceitos de forma crítica e contextualizada.
Para se sair bem no vestibular, o candidato deve praticar a leitura crítica, o pensamento analítico e a reflexão profunda sobre os temas propostos. A preparação adequada inclui a revisão dos conteúdos fundamentais, mas também a aplicação desses conteúdos em diferentes contextos, buscando sempre desenvolver habilidades que vão além da simples resolução de questões, mas que envolvem a interpretação e a construção de novas ideias e hipóteses.u pontuação podem comprometer a qualidade do texto e impactar a pontuação final.

Conteúdos para Estudo e Revisão em Ciências Humanas
A prova de Ciências Humanas do Vestibular UERJ 2026 exigirá que o candidato revise conteúdos de várias áreas do conhecimento. A seguir, listamos os principais temas que devem ser revisados para a prova de Ciências Humanas, abrangendo História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
História
- Brasil Colonial e Império
- Descobrimento e colonização do Brasil
- O ciclo do açúcar, ciclo do ouro e ciclo do café
- Revoluções e movimentos sociais durante o Brasil Imperial
- A Proclamação da República e a República Velha
- Brasil Contemporâneo
- A Era Vargas (1930-1945)
- Ditadura Militar (1964-1985)
- A redemocratização e a Constituição de 1988
- Movimentos sociais e lutas pela democracia e direitos humanos
- História Mundial
- Revolução Industrial e seus impactos
- Primeira e Segunda Guerras Mundiais
- A Guerra Fria e seus desdobramentos
- Movimentos de independência nas colônias africanas e asiáticas
Geografia
- Geografia Física
- Elementos naturais do Brasil: relevo, clima, vegetação e hidrografia
- Geografia dos continentes e suas características naturais
- Geografia Humana
- Urbanização e seus impactos sociais e ambientais
- Globalização e os fluxos econômicos, culturais e tecnológicos
- Desigualdades sociais e distribuição de riquezas no Brasil e no mundo
- Geopolítica
- Relações internacionais e organizações globais (ONU, OMC, UE, etc.)
- Conflitos e tensões geopolíticas no século XXI
Filosofia
- Filosofia Antiga
- Sócrates, Platão e Aristóteles
- O pensamento grego e suas implicações no Ocidente
- Filosofia Moderna e Contemporânea
- Renascimento, Iluminismo e Revolução Científica
- Pensadores modernos: René Descartes, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche
- A crise da modernidade e os pensamentos contemporâneos: pós-modernidade, filosofia analítica e existencialismo
- Filosofia Política
- Teorias sobre o Estado, a liberdade e a justiça
- Pensadores políticos: Thomas Hobbes, John Locke, Karl Marx, John Stuart Mill
Sociologia
- Teorias Sociológicas
- Pensadores clássicos: Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim
- Teorias contemporâneas: funcionalismo, marxismo, interacionismo simbólico
- Estrutura Social
- Estratificação social e mobilidade social
- Desigualdade de gênero, raça e classe no Brasil e no mundo
- Instituições Sociais
- Família, religião, educação e trabalho
- A influência das instituições sociais nas relações e na organização da sociedade
Conclusão
A preparação para o Vestibular UERJ 2026 exige dedicação, disciplina e atenção aos detalhes do processo seletivo. Desde o cronograma de inscrição até a execução das provas de qualificação, é essencial que o candidato esteja bem informado e se organize com antecedência. Em Ciências Humanas, a capacidade de ler, interpretar e refletir criticamente sobre os temas propostos será constantemente testada, por isso, o estudo contínuo e a revisão dos conteúdos abordados são fundamentais.
Este guia foi criado para ajudá-lo a se preparar com mais eficiência, mas lembre-se de que o sucesso depende de um estudo constante, da compreensão dos conteúdos e da prática das habilidades exigidas. Boa sorte!
Fonte: Vestibular UERJ