Artigos

Home > Artigos > História Contemporânea > Você sabe quem foi Scarface???

05 abr 2015

Você sabe quem foi Scarface???

Imprimir em PDF | História Contemporânea Por: Jason Jr. Comentários

Este homem ficou muito rico e famoso durante as décadas de 1920 e 1930, no período da lei seca dos Estados Unidos da America, começou seus “negócios” e sua fama, traficando Whisky do Canadá através dos Grandes Lagos, criando fabricas de bebidas alcoólicas por toda cidade de Chicago em Illinois (E.U.A.), mas ele ficaria mais famoso por promover muitos assassinatos em nome dos seus negócios – valendo aquela velha frase: “desculpe, são apenas negócios”.

Além dos litros e litros de álcool contrabandeado, Scarface – como era conhecido pelos seus adversários – tinha alguns prostibulos e hotéis onde ele conseguia atrair uma enorme clientela para gerar seus lucros.

Porém, as grandes organizações – ou famílias – do contrabando estadunidense de bebidas alcoólicas se encontrava no estado de New York, após essas famílias ( todas comandadas por italianos ou italo-americanos e com membros vindos da Itália – principalmente da Sicília) perceberem que estavam perdendo muito dinheiro e até mesmo homens para o Scarface, os lideres de cada uma das ” Famílias de New York” se uniram em torno da Cosa Nostra ( A maior organização criminosa secreta do mundo) e decidiram que deveriam eliminar o mau dos negocios e não permitem a entrada de Scarface na organização pois ele não era Siciliano, ele havia nascido no Brooklyn em New York com o nome de Alphonsus Gabriel Capone ou simplesmente Al Capone.

A Máfia – ou Cosa Nostra – não conseguiu eliminar Al Capone, porém em 1931 ele foi preso pelo FBI e condenado a 11 anos de prisão, sua pena foi revisada anos depois graças ao seu estado de saúde debilitado – ele tinha sífilis que fora contraída durante seus anos de reinado em Chicago – Al Capone morreu em 1947 de sífilis e pouco antes da sua morte ele havia desenvolvido alguns distúrbios mentais.

Caso Se interesse pela história deste personagem, recomendamos o livro "Al Capone e sua Gangue" da Cia. das Letras e o filme "Scarface" de 1932. Você pode encontrá-los no site da livraria Saraiva, ou nos links abaixo. Imagem: Al Capone durante seus anos de poder sobre Chicago.

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024