Resenhas

Home > Resenhas > Livros > ROMA - Steven Saylor - Resenha de Livros

24 out 2015

ROMA - Steven Saylor - Resenha de Livros

Imprimir em PDF | Livros Por: Jason Jr. Comentários

Graduado da Universidade do Texas em Austin, onde estudou história e clássicos,Steven Saylor aos 59 anos, é um escritor de romances históricos, com mais de 20 livros.


Roma Sub Rosa é a obra mais conhecida de Saylor, situado na antiga Roma. Herói dos romances é um detetive chamado Gordiano, o Descobridor, ativo durante o tempo de Sila, Cícero, Júlio César e Cleópatra. Fora desta nova série crime, Saylor também escreveu dois romances históricos épico sobre a cidade de Roma, Roma e Império. Seu trabalho foi publicado em 21 idiomas.


Para saber mais sobre a vida e a obra do escritor Steven Saylor, acessem o site dele (em inglês) : http://www.stevensaylor.com/


Mas hoje vamos falar do Romance Histórico Épico, ROMA. Publicado no Brasil pela Editora Record em 2008, traduzido por Luiz Carlos do Nascimento Silva.


O livro é dedicado a Tito Livio:


“ À sombra de Tito Livio, conhecido em ingles com Livy, que preservou para nós as historias mais antigas da Roma mais antiga.”


Logo em seguida a dedicatória, temos três elementos essenciais para a leitura desta obra.


Uma arvore genealógica apresentando os personagens fundamentais de cada capitulo e a ligação genealógica de cada um. Logo após, o autor nos apresenta o nome dos meses romanos e as particularidades do calendário romano. E por fim, este inicio os apresenta um mapa do mundo romano na época da republica, com demarcações das principais cidades e batalhas vividas entre o ano 1000 a.C. e o ano 1 a.C.

Não iremos detalhar os onze capítulos que estão divididos entre as mais de 650 paginas, mas iremos fazer uma análise geral do livro.

Este romance histórico nos apresenta muitas informações importantes sobre a historia da cidade de Roma, desde a historia da sua fundação até o primeiro triunvirato. O autor trata de diversos temas, personagens e contextos históricos dentro destes quase mil anos de historia contados através de uma família de personagens.

É um livro muito fácil de ser lido e entendido, a cada capitulo você recebe um novo mapa para entender onde passara a historia a partir daquele ponto, facilitando mais ainda a compreensão sobre o desenvolvimento do romance e da cidade histórica.

Recomendamos a leitura desta obra para os apaixonados por Roma Antiga e principalmente para aqueles que querem aprender sobre esta civilização de uma forma mais simples, ao invés de buscarem textos acadêmicos de difícil acesso e compreensão.

Comprem o livro, leiam e divirtam-se.

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024