Notícias

Home > Notícias > Estudos > Vamos visitar o Louvre durante a Quarentena

23 mar 2020

Vamos visitar o Louvre durante a Quarentena

Imprimir em PDF | Estudos Por: Jason Jr. Comentários

Hoje (23/03/2020) em nossa Live pelo YouTube conversamos sobre a rotina de estudos durante o confinamento social, causado pela prevenção do contágio da Covid-19. Apresentamos algumas formas de visitar acervos e exposições de museus pelo mundo, inclusive no Brasil. Se quiser assistir ao vídeo completo da Live clique aqui.

Mostramos como entrar e visualizar através dos links a seguir os Museus pelos Tour Virtuais.

Museu do Louvre em Paris. o link é direto, só clicar aqui. (No momento desta publicação o site estava fora do ar, mas durante a Live foi possível acessar a coleção do Egito Antigo e outras).

Museu Britânico, no Reino Unido, tem uma parte dedicada a coleção virtual. Mas primeiro tem que entrar no site oficial do Museu e logo em seguida clicar na aba Collection > Collection Online, assim ele abre em uma nova aba do navegador.

Vale lembrar que o site está enfrentando algumas dificuldades, bem como o Louvre, pois estão recebendo muitos usuários ao mesmo tempo. Para acessar o site do British Museum clique aqui.

Para visitar os Museus brasileiros e até mesmo cidades históricas, como Ouro Preto que visitamos durante a Live do YouTube, é necessário apenas acessar o site do projeto Era Virtual que é responsável por digitalizar em fotos 360° as exposições, com patrocínio da Fundação Vale.

Museus Livres

É facil o acesso, mas precisa ter o Flash Player. Em muitos casos o projeto é muito mais completo que o Tour Virtual produzidos por Museus Estrangeiros. Por isso recomendamos entrar no site clicando aqui.

Também acessamos o site do Museu de Arte de Nova York, Metropolitan, mas o Tour virtual deles é dividido em alguns vídeos no YouTube, sem interatividade com o usuário. Já o Museu de História Natural não oferece a visitação virtual.

A Grande dica da Live de hoje foi o Site e Aplicativo do Google dedicado a catalogação, exibição e exploração de acervos museológicos. Com objetos arqueológicos, paleontológicos e artísticos. Totalmente gratuito, como todas as experiencias anteriores.

O usuário pode usar o street view para "andar" no entorno dos Museus e em alguns casos visitar algumas salas internas. No YouTube nós vimos algumas obras de Vincent Van Gogh, o Palácio de Versailles e peças perdidas durante o Incêdio do Museu Nacional.

Para ver milhares de obras e "visitar" de forma virtual, diversas exposições e museus pelo mundo, basta baixar o app da Google ou acessar o site direto. Que recebeu o nome óbvio de Google Art & Culture.

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024