Notícias

Home > Notícias > História Contemporânea > Incêndio destroi parte da Catedral de Notre Dame de Paris

15 abr 2019

Incêndio destroi parte da Catedral de Notre Dame de Paris

Imprimir em PDF | História Contemporânea Por: Jason Jr. Comentários

Um dos maiores monumentos históricos da civilização cristã oriental sofreu hoje com um incêndio de grandes proporções, ainda não há informações sobre as causas das chamas que devastam o local. As fumaças da área atingida podem ser vistas por vários pontos da cidade de Paris.

Tudo está queimando. A moldura, que data do século XIX de um lado e do décimo terceiro do outro, não restará nada. Temos que ver se o cofre, que protege a catedral, será atingido ou não - André Finot, porta-voz da Catedral de Notre-Dame.

Durante o incêndio a torre central em formato de agulha em espiral e a cúpula da igreja sucumbiram as chamas. Não há notícias sobre as obras de arte, vitrais, relíquias e riquezas guarnecidas no interior da catedral. Vale lembrar que na semana passada foram retiradas para restauração, dezesseis estatuas de bronze que decoravam os telhados do monumento. As investigações vão verificar se há ligação entre a tragédia e o procedimento de retirada das obras de bronze.

Porém o comandante dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, afirmou que a estrutura principal do monumento histórico está a salvo e preservada. Cerca de 400 bombeiros estão trabalhando no local. Ainda de acordo com fontes dos bombeiros parisienses, as obras de restauração podem ter ligação direta com o incêndio. Já a polícia da cidade informou que não há registro de vítimas e lembrou que ainda é cedo para afirmar as causas da tragédia.

A Catedral passava por um processo de restauração na região da torre central, as obras podem tem o valor estimado em R$ 26,8 milhões.

Na região de Île de la Cité, o marco zero da cidade de Paris, a igreja começou a ser construída no século 1163 e foi concluída em 1345. Passou por diversas invasões, saques, restaurações e ampliações.

Nela a igreja guarda e protege algumas relíquias do cristianismo e da história da França, como a coroa de espinhos, o prego sagrado e o fragmento da verdadeira cruz de Cristo, além de esculturas como a Galeria dos Reis, com 28 estátuas de 3,50 m de altura representando personagens do Antigo Testamento e Monarcas da França, e uma imagem de Joana D’Arc.

Foi em Notre-Dame que ocorreram grandes fatos da história que moldaram as relações da França com a Inglaterra durante séculos. Bem como fatos que construíram a história francesa e cristã.

A exemplo disso temos a coroação de Napoleão Bonaparte, no fim da Revolução Francesa em 1799, ou a beatificação de Joana D’Arc, em 1909. Ou fatos mais antigos como o casamento de Maria I da Escócia, que foi posteriormente decapitada pelos ingleses por traição ou até mesmo a coroação do rei inglês Henrique VI como rei da França em 1431.

O incêndio começou no telhado da catedral por volta das 18:50. Jornalista da agência de notícias Reuters visualiza a fumaça de Notre Dame à distância às 19:07. Às 19:53 o presidente Emmanuel Macron cancelou um pronunciamento televisivo após o incêndio se espalhar pela área central da igreja. O telhado desabou às 20:07.

Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensando por todos os católicos e por todos os franceses. Como todos somos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós queimar. - Emmanuel Macron, presidente da França

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu que os cidadãos e turistas afastem-se da área de Île de la Cité, criando um perímetro de segurança para que os bombeiros pudessem trabalhar.

Um terrível incêndio está em curso na catedral de Notre-Dame em Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local com a diocese de Paris. Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança - Anne Hidalgo, prefeita de Paris

Vários líderes mundiais, artistas, turistas e franceses fizeram suas declarações nas redes sociais. Inúmeras filmagens e fotos foram divulgadas durante o momento da tragédia. Vale lembrar a mensagem do presidente dos Estados Unidos no Twiiter.

 

Tweet do Trump sobre Notre Dame

A Defesa Civil francesa disse não poder usar os aviões para ajudar no combate ao fogo pois ao jogarem a água com as aeronaves a estrutura do monumento entraria em colapso total.

O peso da água e a intensidade do despejo de uma altitude baixa poderia fragilizar a estrutura da Notre-Dame e causar danos colaterais aos imóveis vizinhos - Defesa Civil da França

 

 

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024