Resenhas

Home > Resenhas > Geografia > Mapa Cartográfico de Biomas do Brasil

01 jul 2020

Mapa Cartográfico de Biomas do Brasil

Imprimir em PDF | Geografia Por: Jason Jr. Comentários

Dentro do território brasileiro nós temos alguns Biomas característicos do nosso "país tropical", listamos todos os 6 Biomas com suas principais características.

Também desenvolvemos um Mapa Cartográfico com fontes pesquisadas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Ministério do Meio Ambiente (MMA). Você pode ver e baixar (se quiser) este mapa com mais detalhes em um PDF, clicando aqui.

Para ver todas as informações desta resenha + o Mapa Cartográfico de forma "concentrada", disponibilizamos um Mapa Mental completo na nossa Galeria

 

Amazônia: Floresta tropical úmida, com altos índices pluviométricos e clima equatorial (quente e úmido). Grande biodiversidade, corresponde a 35% das florestas mundiais. Sofre lixiviação, com solo pobre em sais minerais. Possuí a maior bacia hidrográfica do mundo. Com vegetação de igapó, várzea e terra firme.

Caatinga: Exclusivo do Brasil, ocupa 70% do Nordeste, de clima tropical semiárido (quente e seco) que apresenta baixos índices pluviométricos formando rios intermitentes (surgem com as chuvas e desaparecem com a seca) e uma vegetação Xerófita (adaptada ao clima) com galhos retorcidos e apelidada de “mata branca”.

Cerrado: É a savana brasileira, com clima tropical sazonal (quente e com inverno seco), possuí solo ácido (não favorável à agricultura) e vegetação esparsa com arbustos tortuosos e arvores longas. cortado por diversos rios que possuem suas nascentes neste bioma.

Mata Atlântica: De domínio morfoclimático de mares e morros e clima tropical úmido (quente e úmido) com altos índices pluviométricos e vegetação composta de árvores de médio e grande porte, ombrófilas e estacional responsáveis pela grande biodiversidade.

Pampa: Clima Subtropical (com estações bem definidas) com vegetação campestre(gramínea) e arbustiva, região plana com chuvas bem distribuídas. encontrado no sul do Rio Grande do Sul.

Pantanal: Uma das maiores planícies inundáveis do mundo, clima tropical continental (quente e úmido) com a maior concentração de espécies aviarias do mundo, vegetação com características mistas da Amazônia, Cerrado e Chaco (bioma boliviano).

Mapa de Biomas

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024