Resenhas

Home > Resenhas > Geografia > Resenha sobre Revelo

11 nov 2020

Resenha sobre Revelo

Imprimir em PDF | Geografia Por: Jason Jr. Comentários

Baixe agora o PDF completo com este texto, questões, gabarito, mapa mental e imagens extras. CLIQUE AQUI

As formas de relevo são elementos de estudo da Geomorfologia, ciência de integração entre a geografia e a Geologia. São definidos através do tempo geológico e das transformações causadas pelos agentes endógenos (como a movimentação de placas e o magma da terra) e os Agentes exógenos (como o intemperismo das chuvas), na litosfera.

Para recordar as divisões das camadas do planeta Terra, vale lembrar que a litosfera é a camada rochosa é habitada pelos seres humanos e por todos os seres vivos que nós conhecemos, esta camada também pode ser chamada de crosta terrestre e é comumente dividida em crosta Continental e crosta Oceânica.

Mapa Mental das camadas internas da Terra disponível em nossa galeria

Com base nas fisionomias destas formações rochosas, os pesquisadores definiram 5 tipos de relevo para compreender a dinâmicas de transformações geológicas e a formação destes. Seguiremos assim esta ordem: Montanhas, Planalto, Depressões, Vale e Planície.

Para facilitar a compreensão, de forma resumida, ao final deste texto temos um mapa mental sobre relevo (baseado nos relevos presentes no game Minecraft), que você também pode acessar diretamente pela galeria de mapas mentais para estudo do site história Studio.

Montanhas: são elevações que possuem mais de 300 m de altitude em relação ao relevo ao seu redor, sendo assim apresentam altitudes superiores.

Por terem sofrido menos impacto do intemperismo podemos determinar que geologicamente estas formações são mais recentes no planeta. Elas são formadas pelo contato e o impacto entre placas tectônicas convergentes, possuindo encostas íngremes e o relevo acidentado.

O encontro de placas também pode formar um agrupamento de montanhas caracterizando o que nós chamamos de Cordilheiras. Na América do Sul nós temos a formação de cadeias de montanhas conhecidas como Cordilheira dos Andes (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) e na Ásia temos a Cordilheira do Himalaia (Paquistão, Índia, China/Tibete, Nepal e Butão).

montanhaMontanha

Planaltos: possuem altitudes médias, sendo menos elevados do que as montanhas e mais elevados do que as regiões próximas. Também podem ser chamados de platôs e possui a superfície relativamente plana.

A sua formação passa pelos processos erosivos, sendo assim geologicamente eles são mais antigos do que as montanhas, por isso fornecem sedimentos para as áreas mais baixas e possuem paisagem acidentada.

Podem ser divididos em escudos cristalinos (rochas magmáticas e metamórficas), sedimentares (rochas sedimentares) planaltos basálticos (rochas magmáticas extrusivas).

Depressão: apresentam duas variações, mas ambas possuem o mesmo processo geológico de formação, são superfícies rebaixadas com altitudes inferiores em relação ao relevo próximo, com grande inclinação e formadas pelo processo erosivo pois são regiões muito antigas do processo geológico.

A primeira variação deste tipo de relevo é aquela que mesmo com o seu rebaixamento ela ainda fica acima do nível do mar e por isso nós chamamos de depressão relativa, sendo assim o segundo tipo tem a sua declividade abaixo do nível do mar e por isso nós a chamamos de absoluta.

Vale: os vales são uma representação da depressão entre duas encostas e apresenta um curso de água é uma subcategoria do relevo sendo formado pela correnteza do rio e a escavação da água para o seu leito. Apresentam muitas vezes uma área de Várzea semelhante a planície e áreas mais elevadas nas suas proximidades.

Planice AluvialPlanice Aluvial

Planícies: são áreas relativamente planas, de baixa altitude, sendo menores do que as montanhas e os planaltos. São compostas por uma grande quantidade de sedimentos que são acumulados em sua superfície e são trazidos geralmente pela chuva e pelo vento.

São caracterizadas por poucos acidentes geográficos e em caso de áreas litorâneas, ou seja, próxima ao mar, esta região receberá sedimentos através das movimentações das Marés e dos Ventos alísios.

Elas podem ser divididas em três tipos: aluviais, quando os rios fazem o transporte de sedimento e originam uma planície fluvial ou aluvial; costeiras, ao receber sedimentos transportados pelo mar, também podemos chamar de planície marinha; por fim as planícies lacustres são caracterizados quando há o soterramento de um lago.

mapa mentalMapa Mental Minecraft Relevo

GRUPO DE QUESTÕES: 

1. Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:

a) Montanhas e planícies

b) Planaltos e depressões

c) Planícies e planaltos

d) Montanhas e planaltos

e) Planícies e depressões

 

2. Regiões que apresentam níveis muito elevados de altitude costumam apresentar climas mais frios, em função da menor pressão atmosférica existente nesse tipo de ambiente.

O tipo de relevo que registra a ocorrência dos fenômenos acima apresentados é:

a) Depressões relativas

b) Planícies

c) Cadeias de montanhas

d) Planaltos

e) Depressões absolutas

 

3. “No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, mas as formas do relevo são recentes. Estas foram produzidas pelos desgastes erosivos que sempre ocorreram e continuam ocorrendo, e com isso estão permanentemente sendo reafeiçoadas”.

(ROSS, J. S. (org). Geografia do Brasil. 5ª ed. EdUSP, 2005. p.45).

Conforme as descrições realizadas pelo texto acima, o relevo brasileiro é de origem antiga, sendo muito trabalhado pelos agentes exógenos de modelagem. Essa dinâmica implica:

a) na constituição de formações orogenéticas

b) na ausência de cadeias montanhosas no território nacional

c) na existência de imensas áreas de planície

d) na elevada amplitude altimétrica do país

e) nas zonas de planalto ao longo do leito do rio Amazonas

 

4. Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.

b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.

d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.

 

FONTES: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-relevo.htm

https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-relevo.htm

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-tipos-relevo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/planaltos.htm

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-relevo.htm

Imagens: https://pxhere.com/pt/ 

questões:https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-tipos-relevo.htm#questao-4

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-formas-relevo.htm#resposta-923

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-relevo.htm

Gabratito: 1.d ; 2.c ; 3.b ; 4.c ;

Comente abaixo sobre esse post:

Copyright © História Estúdio - 2024