Posts Relacionados
Resenhas
Resenha sobre Revelo
Resenhas
Mapa Cartográfico de Biomas do Brasil
Resenhas
Representações do Espaço Geográfico (Cartografia)
Home > Resenhas > Geografia > Rios Voadores
Essas nuvens formadas ao longo do caminho podem variar de Altitude e de tipo, veja nossos mapas mentais que exemplificam os tipos de nuvem e suas altitudes, na Galeria de Mapas Mentais.
Além disso em cada região as chuvas agem de maneiras diferentes, dentro dos 3 tipos de chuva.
1 - As nuvens se formam a partir do alto índice de radiação solar recebido próximo ao Trópico de Capricórnio na região do Oceano Atlântico. Ao se formarem, essas nuvens de vapor d'água são empurrados pelos ventos alísios em direção a Linha do Equador.
2 - Ao se aproximarem do continente (Na região nordeste do Brasil) essas nuvens são empurradas contra o Planalto da Borborema, ocasionando uma chuva Orográfica (também chamada de chuva de relevo), irrigando as plantações na costa nordestina. Uma parte volta a circular em direção ao Equador pela costa e outra parte, já com baixa capacidade pluviométrica (pouca condição de chuva) passa pelo planalto e atinge o bioma da catinga, não conseguindo levar chuvas para essa região).
3 - As chuvas entram pela desembocadura do Rio Amazonas e seguem o leito dele por se tratar de uma planície. A precipitação nessa região é intensa e ocasionam Chuvas Convectivas, mas as nuvens "se recarregam" de vapor d'água através da Evapotranspiração da Floresta Amazônica.
4 - As nuvens seguem seu caminho através dos ventos contra-alísios em direção a Cordilheira dos Andes, onde ocasionam chuvas orográficas nos países vizinhos ao Brasil. (Peru, Bolívia e Paraguai).
5 - Ao serem emburradas contra as montanhas andinas as nuvens de chuva acabam se separando e uma parte delas atinge o norte da Argentina e o centro do Uruguai.
6 - Outra parte dessas chuvas funcionam como sistema de irrigação natural das plantações do Centro-Oeste e Sudeste brasileiro. Sendo fundamentais para os ciclos do Agronegócio do Brasil. Percorrendo nosso território, por exemplo, através dos leitos das bacias do Paraná, Tiete e Paraíba do Sul
Comente abaixo sobre esse post: